quarta-feira, 26 de março de 2008

RH no Futebol se aproxima de empresas

Processo no esporte ainda é conduzido de forma intuitiva, mas se assemelha muito a alguns aspectos do mercado corporativo.
Autor: Guilherme Costa *
A idéia de um departamento de RH trabalhando em equipes de futebol parece ser muito distante da realidade vigente. No entanto, alguns conceitos utilizados nas grandes empresas estão presentes, ainda que de forma incipiente, na realidade do esporte mais praticado do planeta.
"Acho que a principal característica comum é o trabalho dos olheiros. Eles atuam nos clubes de futebol como especialistas em observação e seleção de talentos. São eles que fazem uma análise prévia e passam os atletas para os treinadores darem seu parecer", compara o professor de educação física João Serapião de Aguiar, que é psicólogo do esporte e trabalhou com futebol durante 31 anos.
Serapião de Aguiar foi ainda mais longe na comparação entre o trabalho dos olheiros e o RH das grandes empresas: "Os observadores fazem uma triagem antes das negociações com os empresários. Eles passam uma avaliação para as comissões técnicas, que definem se os atletas têm o perfil desejado".
O único problema nessa análise é que até o trabalho dos olheiros tem sido substituído no futebol atual. Com o advento de tecnologias de gravação portátil e edição rápida, treinadores têm optado por vídeos dos jogadores em ação em vez da análise subjetiva de observadores.
"Eu não vi até o momento setores específicos de RH trabalhando nos clubes de futebol. O que eu vi foi o trabalho de intermediários ajudando no processo de contratação de atletas. Mas muitas vezes, os treinadores usam gravações e tapes de jogos para acompanhar o desempenho desses jogadores e nem acontece a intermediação", diz Serapião de Aguiar.
O psicólogo explicou, porém, que essa mudança não significa necessariamente um retrocesso na relação entre o futebol e o RH. "Há formas diferentes de contratação e de postura com os funcionários, e isso muda muito ao longo do tempo. Creio que o processo evolutivo vai determinar várias modificações ainda e que essas mudanças não sejam algo negativo", sentencia.
A aplicação de conceitos de recursos humanos no futebol ainda acontece no campo da gestão de pessoas. Em diferentes âmbitos, o esporte necessita de profissionais capacitados para utilizar idéias de administração voltadas a extrair o melhor rendimento possível do restante do grupo.
"Eu já vi uma série de técnicos usando espírito de equipe para o sucesso do grupo. Isso é gestão de pessoas, e não necessariamente precisa de um departamento específico para acontecer", opina Joel Souza Dutra, doutor em administraçãode empresas pela Universidade de São Paulo e coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (Progep).
* Colaboraram Bruno Camarão e Rubem Dario

AABB/Dom Bosco x Santos F.C.

AABB/ Dom Bosco vence o Santos na baixada santista em jogo amistoso

Neste último sábado dia 15/03 a AABB/ Dom Bosco realizou o jogo de volta contra o Santos F.C. na academia Fit na baixada santista.

A AABB/Dom Bosco mais uma vez realizou uma bela apresentação surpreendendo a excelente equipe do Santos, e venceu o confronto por 4x3 com gols de Leo, Pônes e 2 do Alemão.
Nossa equipe mesmo na casa do adversário dominou todas as ações do jogo como no jogo realizado na capital paulista, porém na ocasião os erros individuais determinaram o vencedor da partida. A AABB/Dom Bosco criou várias oportunidades de gols envolvendo o adversário a maior parte do jogo, tivemos a posse de bola e com muita movimentação determinamos as ações ofensivas. Desperdiçamos várias oportunidades de gols e poderiam sai da baixada santista com um placar elástico.

No plano defensivo corrigimos alguns erros que estávamos cometendo, quero uma equipe equilibrada em todos os setores do campo. Fizemos uma ótima partida, porém ainda cometemos alguns erros, mais acredito que dentro de algumas semanas estaremos pronto para estréia na competição.

Jogadores

Nossos jogadores vêm assimilando perfeitamente o que tenho pedido a eles, o empenho nos treinos e a disciplina tática é importantíssima para o desempenho individual dos jogadores. Quero destacar a qualidade técnica que nosso elenco vem apresentando nos treinos e nos amistosos que realizamos, esse desenvolvimento individual vem aumentando gradativamente nosso poder coletivo.


Para essa partida não podemos contar com os atletas Bat, André e o Bombeiro que foram dispensados pela comissão técnica para resolver problemas particulares.
A AABB/Dom Bosco e Santos F.C. são responsáveis por grandes jogos. A assessoria de imprensa do Santos informou que nunca havia perdido para nossa equipe. Contudo buscamos a historia desse confronto e como diz o ditado “recordar é viver”, tai os dados: 4 jogos – 2 vitórias para AABB/Dom Bosco e 2 vitórias para o Santos F.C e o desempate desse confronto fica como ingrediente especial para o Paulistão 2008.


A diretoria da AABB/Dom Bosco junto com sua comissão técnica e seus jogadores agradece a diretoria do Santos F.C. através do Sr. Wanderley e do Sr.Adriano Nonoca pela recepção de nosso elenco e após o jogo a Diretoria do Santos proporcionaram uma grande festa de confraternização entre as duas equipes.

Parabéns a todos!!!


Play10 Assessoria e Marketing Esportivo

Prof. Ms. Vagner Nascimento