segunda-feira, 18 de agosto de 2008

ROI no futebol brasileiro

O que motiva os investimentos na paixão nacional? A razão?

Katherine Amaya*

Muito se fala sobre o futebol como a paixão nacional, movido por uma emoção comprovada até mesmo por números. Mas e quanto àqueles que colocam dinheiro no negócio futebol, não estão eles sendo guiados também por uma paixão? Ou por uma ilusão de dinheiro fácil e rápido? Existe razão no investimento no futebol? Não me refiro aqui à questão do patrocínio, ferramenta de comunicação relativamente bem discutida no mercado e que conta com diferentes métodos de mensuração de seu retorno. Apenas a título de esclarecimento, o objetivo do patrocinador é primordialmente a exposição da marca que, associada a outras ações de comunicação, espera-se ser revertida em aumento do recall (lembrança da marca) que, por sua vez, refletirá nas vendas. Para determinar se um patrocínio é interessante à empresa patrocinadora, avalia-se o público atingido, a imagem e a exposição que o atleta/time/evento patrocinado gera na mídia.
No caso do investidor, no entanto, não há interesse em "aparecer" para público algum. É investir agora, com o intuito de obter um valor maior e o mais rápido possível. Para avaliar um investimento, analisa-se o risco, o tempo de recuperação e o lucro gerado. Em outros setores da economia, esta avaliação é fundamental na tomada de decisão de investimento num negócio, seja para iniciá-lo ou para apostar em seu crescimento.

Nenhum comentário: