sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Trabalho físico com goleiros deve ser diferenciado

Atletas precisam conciliar exercícios mentais durante as atividades físicas

Autor: Equipe Cidade do Futebol


Os goleiros são as figuras mais diferenciadas dentro de um time de futebol. São os únicos que possuem uma área própria, que podem pegar a bola com as mãos durante o jogo e são aqueles que também "nunca podem falhar". Dizem até, no jargão popular do futebol, que onde eles pisam não nasce grama. Por todos esses aspectos é evidente que o treinamento físico desses atletas também precisa de atenção especial.
Os goleiros não precisam da explosão muscular como um atacante, ou um lateral precisam, não usará a força como um zagueiro ou um volante e nem precisa usar a "cabeça" como um meia armador.
O treinamento deste profissional precisa observar alguns itens básicos: agilidade, reflexo, velocidade e impulsão. Até por isso, os preparadores físicos precisam ter uma série diferenciada para os atletas.
É importante que os preparadores tenham em mente que os exercícios realizados pelos goleiros devem ser sempre feitos com velocidade e com mudanças de séries constantes, para treinar a agilidade e rapidez de raciocínio.
O futebol também é caracterizado pela realização de esforços de alta intensidade e curta duração, intercalados com outros de menor intensidade e duração variada. Isso é ainda mais sentido pelos goleiros.
Esses profissionais também necessitam de um trabalho físico diferenciado nos membros superiores. Os exercícios devem conciliar o fortalecimento muscular sem a perda de agilidade.
Mas segundo o treinador psicofísico José Rubens D´Elia, mais importante do que o trabalho físico para os goleiros, são os exercícios mentais. Em algumas partidas, o camisa um da equipe pode passar 20, 30, ou até mais minutos sem participar do jogo e ser decisivo no lance seguinte. Por isso ele não pode perder o foco em nenhum momento.
"Os aspectos físicos são importantes para um goleiro, porque ele é um atleta e precisa resistir bem às ações que será submetido na partida. Mas os preparadores físicos e de goleiros precisam concentrar boa parte de seu treinamento ao aspecto mental. Um bom goleiro é aquele que está sempre concentrado no jogo. Mesmo nas partidas que ele participa pouco", explica D´Elia.
O especialista afirma que em toda atividade, o preparador deve exigir que o atleta esteja concentrado."
O goleiro deve metalizar todas as ações do treinamento. Mesmo nos exercícios que exigem rapidez e agilidade, o preparador tem que cobrar total empenho e concentração. Isso será importante para que ele não desvie o foco em uma partida com poucos chutes para o gol", afirma Rubens D´Elia.
Bibliografia
LOPES, João Batista. Treinamento de Goleiro. Editora Ícone, 1999BARROS, Turibio Leite & GUERRA, Isabela. Ciência do Futebol. Editora Manole, 2004.
_

Nenhum comentário: