sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Treinamento de tempo intervalado para futebolistas


Atividades com estímulos variados são muito utilizadas em vários esportes e eficazes para o treinamento de jogadores de futebol

Autor: Equipe Cidade do Futebol
O treinamento de tempo intervalado é considerado por muitos profissionais um marco na evolução do treinamento desportivo, visto que o seu aparecimento marca o início do período cientifico nos treinos voltados ao esporte. Sua origem vem após a Primeira Guerra Mundial, na Finlândia, graças aos trabalhos pioneiros de Pinkala, que desenvolveu uma sistematização mais racional e completa do treinamento que, embora empírica, contribuiu para a melhora do preparo desportivo.
No início, esse tipo de treinamento baseava-se no controle do ritmo, controle das passadas e o fracionamento do trabalho em porções mais numerosas e mais curtas.
A definição atual diz que o treinamento intervalado é um sistema de preparação desportiva de cunho individual e de emprego ideal nas corridas de meio-fundo e fundo realizado, porém muito utilizado em outros esportes. Defini-se por uma série de estímulos moderados, quase no limite ou máximos alternados com intervalos que propiciem uma recuperação parcial.
No futebol este treinamento, por apresentar distâncias curtas, é mais indicado ao desenvolvimento das capacidades de força velocidade de um futebolista. Durante os treinos os atletas que apresentam uma menor variação em suas freqüências cardíacas, provavelmente apresentam uma capacidade maior de recuperação, eliminando os efeitos de ácido lático em sua musculatura em menor tempo.
O método para chegar a esta verificação simula uma situação de jogo, onde os futebolistas estão constantemente executando acelerações máximas, com um tempo mínimo de recuperação, nas primeiras acelerações os jogadores ainda são capazes de se recuperar rapidamente, mas à medida que o tempo vai passando a acidade metabólica tende a aumentar, o que irá forçar um aumento da freqüência cardíaca.
A distância de 50m pode ser utilizada, já que o objetivo principal é o desenvolvimento da resistência muscular localizada de forma geral. À medida que melhora a capacidade de ressíntese muscular devemos lançar mão de metodologias que utilizem distâncias mais próximas a realidade competitiva.
Outra modalidade é o treinamento intervalado extensivo, com distâncias de 150 a 200m, com ou sem bola. Este treinamento é um método utilizado para desenvolvimento da capacidade funcional do jogador, melhorando sua possibilidades aeróbias e influenciando um pouco em suas possibilidades anaeróbias, principalmente no tocante à resistência muscular localizada.
Bibliografia
MANTOVANI, Marcelo & FRISSELLI, Ariobaldo. Futebol, Teoria e Prática. Editora Phorte, 1999

Nenhum comentário: