sexta-feira, 27 de março de 2009

Futebol Society um pouco de história


O futebol society foi criado na década de 80, aqui mesmo no Brasil, e hoje é o esporte mais praticado do país, com cerca de 12 milhões de praticantes.


Os primeiros campos de grama natural foram construídos dentro das mansões do Morumbi, em São Paulo, onde executivos encontravam-se para jogar futebol. Naquela época não havia muita organização, jogava-se com um número variável entre 6 e 10 atletas e com bola de futebol de campo.


O Futebol Society tomou um grande impulso devido ao fechamento dos campos de futebol de várzea, pois eles ocupavam um grande espaço nas cidades, enquanto os de Society por serem menores e não necessitarem de grandes áreas foram se adaptando a essa nova realidade. No início, a maioria de seus participantes eram pessoas com idade girando em torno de 40 a 50 anos, que gostavam de futebol, mas não se adaptavam ao Futebol de Salão, preferindo o Society por ser mais parecido com o Futebol de Campo.


Naquela época, os campos tinham diversos tamanhos, onde as traves do gol podiam também variar de acordo com o tamanho do campo.


No interior de São Paulo, devido a abundância de campos de grama natural em pequenas chácaras, jogava-se o esporte ainda com o nome de Futebol Suíço. Com o desenvolvimento da modalidade, o número de adeptos foi crescendo, acompanhado do surgimento de empreendimentos para a locação comercial de campos.


Em 1988, já existiam em São Paulo cerca de 350 campos, todos com sistemas de iluminação, bons vestiários, estacionamento e lanchonetes. As Escolas de Futebol, antes sediadas nos campos maiores, foram gradativamente se transferindo para esses novos centros esportivos.
Hoje os campos de grama sintética já são maioria no país, solidificando ainda mais este esporte, que já é considerado um dos mais praticados em todo o Brasil.

Assessoria SC

Nenhum comentário: